Gazeta Mercantil - 14/02/2000 - Grande São Paulo

 

Incubadora Virtual prepara empresas para a Internet
Leonardo Feijó
do Rio

 

A e-Platform, empresa com sede em São Paulo, introduz no mercado uma curiosa mistura de grupo de investimento com estimulador de sinergias entre empresas especializadas em Inter net. O conceito, que vem dos Estados Unidos, pode atrair milhares de autores de projetos para o campo virtual.

A incubadora de empresas deve investir até US$ 20 milhões em Web no Brasil este ano em projetos. Depois de agrupar três empresas em sua sede, na capital paulista, a ePlatform está em fase final de negociações com um grupo de investimento para iniciar a busca de oportunidades no mercado carioca.

Seus criadores já investiram US$ 300 mil no site de comparação de preços BuscaPé. No total, a empresa conta com cerca de US$ 1,5 milhão para investir em dez empresas de São Paulo nos próximos seis meses. Em um mês de operação, a e-Platform já recebeu 50 propostas de companhias interessadas em receber parte do capital e analisa o potencial de cada uma.

Um dos sócios da e-Platform, Anibal Messa, conta que a análise dos projetos depende do currículo e atividade dos participantes. Os empreendedores devem enviar um business plan de até três páginas, contendo a idéia básica do negócio, vantagens competitivas, fluxo de caixa e currículo resumido. "Podemos adquirir entre 10% e 35% do projeto, mas nossa intenção é deixar os empreendedores cuidarem do próprio negócio".

Caso o projeto seja aprovado, a empresa e os empreendedores permanecem na incubadora de 3 a 6 meses. Os escolhidos terão à disposição a infra-estrutura da incubadora, que compreende espaço físico de escritório; computadores e software; rede e linhas dedicadas de alta velocidade, além de assessoria jurídica, contábil, recrutamento e de imprensa; e desenvolvimento através de departamento de web design.

Na parte de consultoria empresarial, há a estruturação de um plano de negócios adequado para grandes investidores. São estruturadas demonstrações financeiras do empreendimento (fluxo de caixa, balanços e demonstrações de resultado) e calculado o valor de venda da empresa, baseado nas técnicas dos bancos de investimento.

O serviço da incubadora se espelhou na Idealab, criada nos EUA em 1996, que foi a primeira a oferecer os serviços. "É uma incubadora de negócios na Internet", resume Messa. "Imagine um grupo de universitários da UFRJ que pretenda abrir uma empresa de Internet. É muito complicado encontrar o espaço, é preciso fiador e outras exigências. Muitas vezes isso inviabiliza o negócio", aponta.

No período de emancipação da empresa incubada, a e-Platform coloca os empreendedores em contato com potenciais investidores e apóia a empresa na sua estratégia de negociação, por meio de acesso. A rede de contato com grandes investidores, incluindo pessoas físicas, bancos de investimento e fundos e assessoria na negociação de venda do empreendimento.